Nos dias em que vivemos é comum a insatisfação constante, ou pelo menos o desejo de se obter algo a mais. Sonhamos com a faculdade, com o emprego, com o sucesso nas diferentes áreas da vida, e por aí vai a infinidade de sonhos...

Um grande exemplo deste assunto é relatado no livro de Números capítulo 13, onde o povo de Israel a peregrinar pelo deserto, Deus fala com Moisés para enviar representantes a espiar Canaã, a terra prometida.
E por 40 dias visualizaram a beleza, a fartura e fertilidade daquela terra, além do povo que lá morava, e se desesperando por causa de seus moradores, voltaram os espias com o discurso:
Nm. 13.27-33
“E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.
Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque.
Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão".
Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "
Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós".
E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.
Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".
Perceba o grande problema, os espias em sua maioria, se assustaram com a dificuldade encontrada em Canaã gerando grande medo no povo, conforme se segue no texto:
Nm. 14.
“Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz.
Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!
Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? "
E disseram uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! "
Neste ponto, o povo em desespero, se esquece do que Deus fez por eles no Egito, elegendo Moisés para libertá-los, do Mar Vermelho ao se abrir quando fugiam de Faraó, a provisão em meio ao deserto com alimento, e a promessa de uma vida melhor em uma terra de fartura.Começando a reclamar, passam a retroceder e a murmurar gravemente!
Como se fosse algo comum vencer todo o exército de Faraó, e ver o mar aberto então, como se fosse algo mais simples ainda.
Tristemente é expresso ao reclamar que o povo se esquece de tudo isso que foi feito por eles!
O que quero destacar, neste dia, o melhor para escrever sobre este assunto, já que é meu aniversário,
que independente do número e do tamanho de gigantes que temos visto e do quão cansados estamos andando no deserto em busca de nossos sonhos com fartura, se paramos para reclamar, querendo ou não vamos paralizar nossos sonhos, pela infeliz murmuração. Os israelitas, adiaram seus sonhos, não por 40 dias, mas por longos 40 anos, a partir do momento que se queixaram!!!
Ao contrário da maioria, Josué e Calebe alegremente voltaram dizendo: Possuamos esta terra!
Estes dois homens visualizaram as mesmas coisas que os outros, porém não se assustaram nem se viram como gafanhotos, mas confiaram que tudo o que viram Deus era fiel para os dá, porque a eles já era prometido.
Por isso venho neste dia me lembrar de tudo o que Deus fez por mim, das pessoas que o Senhor usou para me libertar da escravidão do pecado, das vezes que o mar foi aberto para que eu pudesse atravessar e fugir da fúria de muitos, do maná que o Senhor continuamente vem me enviando em meio ao deserto da vida que tenho que atravessar. E principalmente de Sua grande promessa, a Terra do Senhor que irei habitar!
Ao invés de reclamar, venho me lembrar e agradecer, por este dia, por estes anos que o Senhor me deu, e te convido a fazer o mesmo!
Pois afinal: “Lembrar-se da fidelidade de Deus no passado nos ajuda a confiar nele hoje!” Kay Marshall Strom
_Por Fran
Nenhum comentário:
Postar um comentário