Tempo de chorar

Interessante como nós, humanos somos. Seres tão complexos, as vezes incoerentes, cheio de emoções, sentimentos... Nem nós mesmos conseguimos nos entender, os psicólogos que me perdoem, mas acho que compreender a essência humana, é algo praticamente impossível.

Em certos momentos estamos tão felizes, noutros tristes. Ás vezes eufóricos, ás vezes  melancólicos... Mas muito já foi escrito aqui nesse blog (que tanto fala de entusiasmo) sobre os momentos em que está tudo bem. Por isso, quero me limitar a falar sobre "o tempo de chorar".

O choro é mais que lágrimas que correm de nossos olhos. Sem rodeios ou poesia, o choro é algo que vem do nosso íntimo e que tenta exteriorizar o que está dentro de nós. É nosso sentimento manifestado, sentimento de tristeza, lamento, decepção, dor ou saudade. Chorar é necessário:


Tudo tem o seu tempo determinado Ecl3:1a
(...) há tempo de chorar e tempo de rir Ecl 3:4a


Resolvi escrever esse texto, pois já ouvi inúmeras pessoas falando: "homem não chora", "o cristão não pode chorar (só se for na presença de Deus)" . São deduções tolas e anti-bíblicas. (Abrindo um parêntese não tão pequeno: se julgássemos chorar diante das situações uma atitude errada,  o que diríamos aos que perderam pessoas queridas, aos que sofrem na depressão ou angústia, aos que estão desmotivados com a vida, etc?). Chorar não é pecado. O Mestre chorou (Jo 11:35) e nos ensina a chorar com os que choram ( Rm 12:15)

No entanto, não quero de maneira nenhuma exaltar esses momentos. Pelo contrário, procuro mostrar como esses momentos devem ser encarados por nós, cristãos. Para isso recorro-me a uma citação de Lewis em "As Crônicas de Nárnia- O Peregrino da Alvorada": 

"Chorar funciona mais ou menos enquanto dura. Porém, mais cedo ou mais tarde, é preciso parar de chorar e tomar uma decisão."  
C.S. Lewis

Enfim, cheguei ao ponto que queria! O tempo de chorar deve ser algo momentâneo em nossa vida. Lembremo-nos daquele que levou todas as nossas dores e angústias sobre si num madeiro, daquele que pode transformar nosso pranto em júbilo. Tomemos hoje uma decisão: recorramos a alegria!   


O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria. Sl30:5b


Que o Senhor te encha de alegria!!

_Por Lud

3 comentários:

  1. A tragédia em Realengo, o recém nascido encontrado (anteontem) no lixo aqui em minha cidade...

    ResponderExcluir
  2. Oh, entendi.
    Perceber que as crianças são maltratadas faz o coração da mãe doer e ainda o coração daquelas pessoas que não conhecem, né?
    Também dói o meu coração, sim...principalmente os bebês, que não podem fazer NADA, são seres fragéis, como é MUITO DIFICIL entender aquela mãe que abandona!!!

    ResponderExcluir