Sobre A verdade

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. JO 17:3

Segundo a filósofa Marilena Chauí, “a ignorância pode ser tão profunda que sequer a percebemos ou a sentimos, isto é, não sabemos que não sabemos, não sabemos que ignoramos. Para saímos da ignorância é preciso tentar superar a incerteza até a busca da verdade.”

Só que existem dois problemas nessa “caça” à verdade: primeiro que essa busca encontra dificuldades pelo caminho devido à enorme quantidade de veículos e informações, segundo, a que verdade estamos nos referindo?

Filosoficamente falando, a verdade tem três concepções diferentes: a do grego (aletheia), a do latim (veritas) e a do hebraico (emunah). A verdade seria então, uma síntese das três.
 Aletheia significa aquilo que não pode ser escondido, o verdadeiro é o evidente. Refere-se às coisas que são.
Veritas faz referência à exatidão de um relato, no qual se diz com detalhes, pormenores a fidelidade o que aconteceu. Refere-se aos fatos que foram.
Emunah - verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança, referidas ao futuro. Se refere as ações e coisas que serão. *

A verdade seria uma síntese das três concepções, ao que é (são), foi (foram), e
será (serão). Acho que já vi isso em algum outro lugar...

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre”. Hb 13:8

Cristo é aquele que era, aquele que é e aquele que há de vir.  Só existe uma verdade. Ele é a verdade imutável, embora muitos tentam (em vão) negar sua existência ou a veracidade de seus milagres, é impossível mudar tal fato. Ele mesmo afirmou isso:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. JO 14:6

Ele foi, é e será sempre o mesmo, não há nada mais claro que isso. Jesus Cristo é a VERDADE, a única verdade. Só podemos ser libertos da mentira deste mundo através d’Ele:

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. JO 8:32

_ Por Lud  (  11/2007)

*CHAUI, M. S. Filosofia. Novo ensino médio. São Paulo: Ática,. 280 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário