Idolatrias

O que se vê hoje em dia são os vários tipos de preocupações e prioridades diárias, que mechem com a cabeça e emoções de jovens cristãos e não cristãos. O corre-corre, o estresse da civilização para atingir determinados alvos, definem suas atitudes.
 O problema está na busca desenfreada, inconsequente e desequilibrada de alguma coisa de "importância", mas sem nenhum equilíbrio, causando sérias consequências. Resultando na dependência de se "dar bem" ou alcançar aquele alvo, gerando uma idolatria.

Segundo o dicionário Michaelis Idolatria tem três significados:  1 Adoração de ídolos. 2 Ato de prestar culto divino a criaturas. 3 Amor cego, paixão exagerada.

Geralmente dizer que alguém é idólatra gera uma idéia de adoração a ídolos, a imagens. O que realmente Deus abomina! Porém, esquecemos que esta palavra também possui as demais definições, caracterizando variados tipos de idolatria:



  • De si mesmo (Desejos pessoais, aparência física, auto-realização)
  • Ao trabalho, estudos
  • Diversão
  • Dinheiro
  • Sexo
  • Amigos
  • Ao namorado (a),  noivo (a), cônjuge
  • Problemas
  • Entre muitos outros...
Resultando em ansiedade e dependência...
Bom, já estava escrevendo esta postagem, e nosso Pr. Lúcio Barreto Jr., neste sábado (12/03/11) falou sobre dependência, se vestiu de Chapolin rs, e nos lembrou da famosa frase do seriado: "-E agora quem poderá me defender?"

Então, depositamos tanta esperança em alguma coisa ou em alguém, de maneira tão intensa como idólatras nos tornamos dependentes... A tempestade vem, as coisas não acontecem de acordo com nossos planos, a angústia bate a porta, e se o Deus, o nosso criador não for o nosso alvo, se não nos prostrarmos diante dele na tribulação e também na paz, nos tornamos idólatras até dos nossos problemas!

O que tenho a dizer é que por mais que as coisas estejam difíceis, nenhuma pessoa e nem mesmo nossas murmurações trarão a solução!

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." Fp.4.6,7.

Como Moisés saiu do seu conforto do Egito, rumo ao deserto com o povo hebreu, Abraão rumo a terra prometida desconhecida, Paulo de perseguidor a sofredor pelo Evangelho de Cristo, entre muitos outros personagens na Bíblia, Deus deseja que sejamos totalmente dependentes dEle, e de nada mais!
Para isso, é necessário abrir mão de todas as dependências, fortalecer no Senhor, olhar e adorar ao Único que é digno de todo louvor e da nossa atenção, Aquele que conhece nosso coração!

 "Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra." Sl.121.1,2

_Por Fran


Nenhum comentário:

Postar um comentário