Surpreenda e surpreenda-se!

Era ele pecador, publicano...


Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.
Zaqueu era chefe dos coletores de impostos, ou seja, comandava a extorsão, a exploração popular. Líder da corrupção. Era um homem rico, mas sabia que sua riqueza não vinha das mãos de Deus, que era advinda do roubo e da opressão ao povo. 


 Porém com um desejo incomum, mesmo em meio a uma grande multidão, ele queria ver Jesus, humm, mas ainda por cima ele era pequeno! Zaqueu, apressadamente sobe em uma figueira brava para vê-Lo!
Maravilha, Zaqueu não apenas vê Jesus, mas também é visto por Ele!!
Logo, o mestre diz olhando para o homem sobre a árvore: - Zaqueu, desce depressa, porque hoje me hospedarei em sua casa. Lc.19. 5b.
Que surpresa, tanto para Zaqueu, quanto para a multidão, que revoltada se queixa: -Ele vai hospedar  na casa de um pecador.


Alegremente desce da árvore, e recebe Jesus em sua casa!


Se você lê a Bíblia já conhece essa história, se não, conhecerá agora... 
Existe algo muito importante aí, onde um homem pecador, cheio de erros, passa a sentir algo diferente, desejando ver Jesus, esse cara, não se importa com os obstáculos a serem enfrentados, nem com o número de pessoas a sua volta. Ele simplesmente procura uma árvore que permita ver Cristo passar, e imagino que não foi fácil para ele subir nessa árvore!


Da mesma maneira é necessário que nós também, enfrentemos  algumas coisas, por causa de Cristo. Mesmo sendo pecadores, pequenos, e muitas vezes já fizemos algo pequeno ou grande contra outras pessoas, se tivermos atitudes semelhantes as de Zaqueu, dignas de arrependimento, não se importando com nada, além do que Jesus fala: -Quero me hospedar em sua casa!
Aí sim vamos dar uma ótima surpresa a Deus, e seremos surpreendidos também.
Mas, olha um detalhe importante, como está escrito no início do texto, ele era um homem rico, e sua riqueza era vinda dos impostos exagerados que ele tirava do povo. Isso era algo totalmente errado, uma coisa que distanciava Deus e as pessoas dele. Portanto, chegou esse momento, quando Jesus hospedou em sua casa, Zaqueu reconhece, que sua riqueza, obtida do erro e do sofrimento das pessoas, de nada valia. 
Então toma uma decisão: De dar aos pobres metade dos seus bens, e devolver quadruplicado tudo o que ele defraudou. 
Essa ação é reconhecimento e arrependimento! Não estou dizendo que temos que sair doando tudo o que temos, mas esse fato nos mostra que realmente, temos que abrir mão do que nos distancia de Cristo, e inclusive se algo não nos pertence devemos sim agir sempre com honestidade com as pessoas.


O cara radicalizou, supreendeu a todos e foi surpreendido, Jesus também o viu, foi com ele, e ainda, quando ele reconheceu o que fazia de errado, recebeu a salvação!


E o povo, ahh, o povo murmura mesmo, mas ignore, radicalize supreendendo quem radicalizou por nós, afinal, ele mesmo disse:


"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar  o que havia se perdido." Lc.19. 10


Ele não quis os templos, que podemos construir, Jesus quer fazer morada na sua vida, surpreenda com suas atitudes e veja as surpresas da caminhada com Cristo!


_Por Fran

Nenhum comentário:

Postar um comentário